Visão geral
A plataforma fixa de Mexilhão – a maior estrutura off shore já construída no Brasil, com 227 metros de altura (o que equivale a um prédio de 75 andares) e produção de 8 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia – também guarda uma assinatura da equipe da TENTI.
Instalada em novembro de 2009 e situada no região da Bacia de Santos, no litoral do estado de São Paulo, a 165 km de Caraguatatuba, a PMXL-1 opera no campo de gás natural de Mexilhão a uma profundidade de aproximadamente 460 metros e tem capacidade máxima de produção de até 15 milhões de metros cúbicos de gás/dia, ou seja, metade da capacidade de toda produção do Gasoduto Bolívia-Brasil.
Para garantir que essa estrutura gigantesca entrasse em funcionamento, os profissionais que hoje compõem a TENTI projetaram e executaram todo o serviço de automação da plataforma. O trabalho incluiu desde a integração com o sistema de supervisão iFix; a programação e configuração dos controladores lógico Programáveis – responsáveis pela automatização de operações sequenciais e de temporização, entre outras -; a elaboração dos diagramas lógicos e integração das malhas FieldBus Foundation. Além disso, eles também foram responsáveis pela programação e configuração dos controladores do CIS (Control Interlock System), pela adequação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), pelo comissionamento e ainda pela operação assistida.
Projeto
Automação da PMXL-1
Cliente
Petrobras
O que fizemos
Projeto e execução do sistema de automação da Plataforma de Mexilhão