Visão geral
Namorado foi o segundo campo de petróleo com volume comercial descoberto pela Petrobras na Bacia de Campos, ainda na década de 70. Para sua exploração, foi instalada uma plataforma fixa destinada à perfuração e produção, com controle na superfície e própria para águas rasas com lâminas d’água até 300m. A Bacia de Campos (que se estende por uma área de 100.000 quilômetros quadrados do norte fluminense ao Espírito Santo) é a principal área sedimentar de exploração de petróleo na costa brasileira.
A equipe da TENTI desempenhou um papel fundamental no controle e na segurança da produção da primeira Plataforma de Namorado (PNA-1). Graças à sua especialização, seus profissionais foram escolhidos para implantar as filosofias de segurança SIL (Safety Integraty Level) e SIS (Safety Instrumented System), modernizar e instrumentar sistemas vitais como o ESD (Shutdown de Emergência) e F&G (Fogo e Gás).
Eles também foram responsáveis por substituir o sistema de lógica fixa (relés) do sistema de Shutdown de Emergência por controles lógico programáveis (CLP). E ainda assinaram a especificação e instalação de outros ambientes de risco como a modernização do sistema de comando das válvulas de controle dos poços e o monitoramento das posições das válvulas SDV (Shutdown Valve), BDV (Blowdown Valve) e HV (Choke Valve), organizados numa rede AS-i.
Os especialistas que hoje integram a TENTI também desenharam, coordenaram e instalaram todo o projeto de reforma da Sala de Controle; promoveram a integração de diversos sistemas e, para não paralisar as operações, fizeram transferência “a quente” (ou seja, testaram todos os equipamentos enquanto estavam em pleno funcionamento). Para completar, efetuaram a análise de risco – segundo o método Hazop – a classificação de malhas e toda especificação funcional.
A PNA-1 foi, sem dúvida, um dos maiores projetos de engenharia, automação e integração de sistemas de risco já criados e implementados pela equipe TENTI.
Projeto
Plataforma Fixa PNA-1
Cliente
Petrobras
O que fizemos
Execução de projetos de engenharia, automação e integração de sistemas