Visão geral

O VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos) – assim como a área do Porto Maravilha e o Museu do Amanhã – é um dos grandes ícones da reurbanização do Rio de Janeiro provocada pela realização dos Jogos Olímpicos na cidade. Já alçado à condição de cartão-postal, o VLT pode transportar até 420 passageiros por viagem e quando todas as linhas estiverem em operação, a capacidade do sistema chegará a 300 mil passageiros por dia.

O novo meio de transporte percorre 28 km de trilhos com 32 paradas entre a rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santo Dumont. Ele liga o Centro Financeiro aos corredores culturais e oferece acesso às outras alternativas de transporte da região.

Apesar de ser uma alternativa nova e ainda em implantação, a paralização de suas atividades pode causar um grande transtorno na região onde trafega. Por isso, a TENTI foi selecionada para desenvolver um projeto de engenharia e automação que monitorasse as condições operacionais dos painéis de controle das estações do VLT contra danos – verificando dados como arrombamentos, incêndio e inundação – e alterações de temperatura, umidade e funcionamento da iluminação.

A partir da checagem contínua realizada pelo sistema desenvolvido pela TENTI, os dados são enviados à Central de controle e, em caso de danos, as providências técnicas e operacionais para sua solução são imediatamente tomadas.

Projeto

Monitoramento dos painéis de controle das estações do VLT

Cliente

VLT Carioca

O que fizemos

Engenharia e automação dos painéis de controle das estações do VLT